Internet via bluetooth e E71 no seu notebook (desktop tb, vai!)

Vou utilizar como base o Nokia PC Suite (Windows), mas se sua intenção é utilizar o Ubuntu (Linux), clique aqui e veja como o Marcelo fez.

O procedimento é relativamente fácil, mas está aí para quem tiver dúvidas e/ou estiver tendo problemas.

Obs.: Se estiver tendo problemas, comece do zero. Desative o bluetooth do E71 e o remova do painel Dispositivos do seu notebook.

Como imagem fala mais que mil palavras…:

Adicione o E71 na lista de dispositivos.

Crie uma senha. Precisa repeti-la no E71.

Verifique se foi criado o Modem Padrão no Gerenciador de dispositivos.

No Nokia PC Suite, adicione o E71.

Defina o notebook como confiável, para acabar com as perguntas se deseja receber os dados.

Conecte à internet com a opção do Nokia PC Suite.

Após o provável erro de conexão, clique em Configurar.

Selecione sua operadora.

Conectar.

A conexão pode ser feita diretamente por uma conexão de rede criada pelo Nokia PC Suite.

Para isto, é necessário configurá-la. No caso da TIM, o usuário e a senha são TIM é tim e o número é *99***1#.

Testando…

Tudo ok!

Boa sorte!

[ ]‘s

29 comments so far

  1. Carlos on

    Sr. Franz, gostaria de uma informação.

    Se eu estiver em uma área com cobertura 3G da TIM, essa conexão
    que você orientou será 3G também?
    Ou GPRS/ EDGE?

    Obrigado
    Carlos

  2. Franz on

    Sim @Carlos. Será 3G.

    [ ]‘s

  3. Filipe on

    Funcionou, obrigado!

  4. Stephano on

    Boa Tarde, o meu Laptop não tem bluetooth, então comprei uma especie de pn drive que faz a conecção, consegui fazer toda a ligação do celular como modem e o laptop através do bluetooth, mais a rede caiu de 3g (460 kbps) para Edge/GPRS (150 Kbps). Pergunto: É assim mesmo ou preciso mudar alguma configuração?

    • Franz on

      @Stephano sempre acontece isto? Se há disponibilidade 3G na área, sua conexão deverá ser a mesma.

  5. Maurício on

    cara, eu to com problema na hora da conecçao… eu seleciono a operadora tudo direitinho e mesmo assim nao consigo conecta, primeiramente tava dando erro em nome de usuario e senha dae depois reiniciei tdo aqui e começo a da erro na hora de abri a porta… tem como tu me ajudar?

    pode add msn se quise acho que facilitaria voce que sabe

    • Franz on

      @Maurício, refaça todo o processo, principalmente exclua seu gadget da lista de dispositivo bluetooth.
      Verifique se o Modem Padrão por link Bluetooth (OTA) foi criado.

      [ ]‘s

  6. camilasoares on

    Oi Franz…
    Suas dicas me ajudaram muito a conseguir utilizar meu celular como modem bluetooth no meu laptop.
    Valeu pelas dicas!!!
    Abração.

  7. marcelo on

    oi amigo, tenho um e71 e to usando ele como modem, operadora vivo, a conexao cai muito e eh relativamente lenta, o que pode estar ocorrendo? conecto com o programinha da nokia mesmo, sera que eh isso? o que posso fazer pra melhorar?

    • Franz on

      Oi @marcelo
      - Verifique se utilizando o navegador nativo do E71, repete o problema;
      - Verifique o sinal e o tipo de cobertura, assim como seu plano (dados, dados 3G, …);
      - Verifique com sua operadora.

      [ ]‘s

  8. Rodrigo on

    Falha ao conectar à rede. O One Touch Access não pôde conectar-se ao dispositivo selecionado.

    aparece essa mensagem de erro ao tentar estabelecer uma conexao de rede com o modem,
    o bluetooth esta emparelhado com o nokia e71 !!!
    o driver modem padrao por link bluetooth #4 esta ok
    ja atualizei o nokia pc suite
    fiz o 3 passos para configurar o one touch access

    e aparece o seguinte erro na tela: onde touch access – conectado nokia a e71, falha na tentativa anterior de criar uma conexao de rede com o modem selecionado.

    aguardo retorno

    • Franz on

      Oi @Rodrigo.
      Tenta a resposta que dei ao @Maurício.

      [ ]‘s

  9. josy on

    tenho um cel generico e71 ,a bronca é quando uso a tim e a oi sempre um deles fica em emergencia,que devo fazer para resolver essa parada.

    • Franz on

      @josy, infelizmente não conheço nada sobre estes genéricos…

  10. Geraldo Pimentel on

    Perfeito!!! não há melhor palavra pra descrever sua ajuda!

  11. Laelson on

    Qualquer celular da nokia pega???

    e só pega se for original?

    • Franz on

      Pega? Original? Não pode ser uma cópia do Nokia E71. Precisa ser um Nokia E71 – este tutorial é baseado nele.

      [ ]‘s

  12. Thi on

    nossa sem comentarios parabens pra quem postou esse tuto parabens meu ajudou mto a resolver meu problema.
    vlw

  13. Marcos Paulo on

    Cara tu é foda demais!!! :D

    To usando a gsm(250k) da tim, eu acho que é isso, no meu notebook, agora onde eu tiver tenho internet e baratinho, pois to usando o tim web infinity, pago só 50 cents por dia e mais 6 pila a cada 3 meses para o infinity pré, muito bom cara, você esta de parabens!!!
    Vou até tirar a banda larga la de casa, 80 pila em uma internet que praticamente não uso.

    muito obrigado cara, seu tutorial ta perfeito, não tem erro!

  14. CLAUDIA on

    funciona com a internet INFINITY WEB plano pre pago da tim? Posso acessar usando o celular como moldem e acessar pelo notebook o INFINITY WEB plano pré pago(cartão).?

    • Franz on

      Não importa o tipo de plano de dados. Isto é transparente.

  15. Geovane on

    Se no seu notebook não tem Bluetooth pode usa pelo cabo também que da certo.

  16. Junior on

    Franz Tudo Bom?
    Eu comprei um celular e71 importado e gostaria de saber se nele esse programa vai pegar normalmente, e caso nào pegue você poderia me indicar um que funcione em um celular e71 importado?

    • Franz on

      se for um Nokia E71, vai funcionar. Independente de onde tenha comprado.

  17. hunt on

    Franz,
    O meu ta dando uma mensagem: erro 680 não ha uma linha.
    como resolvo isso.
    me ajuda ai.
    obrigado

    • Franz on

      Este erro pode ocorrer quando não é econtrado o modem. Neste caso o E71.
      Refaça todo o processo, principalmente exclua seu gadget da lista de dispositivo bluetooth.
      Verifique se o Modem Padrão por link Bluetooth (OTA) foi criado.

  18. Michel on

    Oi franz sera que este n¤ q vc passou funfa no nokia 500?

  19. Ricardo Jacob on

    Franz estou apanhando para conseguir conectar a internet via bluetooth. Meu note tem o Windows 7 e atualizei o programa Nokia Suite. Tentei aproveitar algumas dicas do seu tutorial, mas não consegui resolver problema. Eu consigo acessar os arquivos via bluetooth, mas, quando tento conectar a internet, o programa informa que ocorreu uma falha de conexão. Tem alguma dica? Desde já agradeço a atenção.

  20. 240869 on

    E se for a operadora claro? qual o numero?


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

